terça-feira, 8 de setembro de 2009

Cap. VI

Após a aula, um tanto debochado, da alta socideconômica do século dezessete, o Barão de Gorgonzola, que era um homem sexagenário, bem calvo, estatura mediana, gordinho - mais pra rechonchudo -, costeletas longas (estilo Elvis) e um bigode enorme que emoldurava seu rosto gorduchinho e, é claro, de riso largo e farto, continuou seu tour pelo salão de festas juntamente com Conde Carcot.
Enquanto os dois caminhavam, Sugismund ia cumprimentando todos os convidados que via pela frente - parecia até um candidato político – e com isso ia apresentando o nosso herói, Conde Naced Carcot, à todos os presentes da festa.

(Meu(a) amigo(a) telespectaleitor(a), se eu for citar todas as personalidades que Naced conheceu, este “Virtual Book” não sairia da festa de Molly Kingdown, e nós temos que por nosso Conde Naced “pra jambrar”, então vamos apenas mencionar alguns personagens para dar andamento na estória, certo? Ah, só pra não esquecer, SOCIDECONÔMICA quer dizer: relativo à sociedade e à economia desta sociedade. (Este Virtual Book também é cultura!). )

Durante a caminhada pelo salão, e algumas apresentações e curvaturas e beijos nas mãos das madames, o barão comenta com Naced:
- Caro amigo, vamos beber alguma coisa, pois já estou com dor nas costas de tantas reverências e os lábios secos de tanto beijar as mãos destas putas velhas.
Carcot concorda com a idéia e ainda faz um comentário... um tanto malicioso:
- O amigo Barão podes estar com dores nas costas, mas não vá me dizer que não gostaste de oscular as manitas das senhoras, que aliás, cá entre nós, sei bem que no passado já teve casos com boa parte delas.
E naced dá uma leve risada para finalizar seu picante comentário.
Sugismund dá uma pigarreada, uma gaguejada, um sorriso meio sem graça e diz um tanto saudoso:
- Devo admitir, meu jovem, adorei beijar suas mãos, e tenho certeza que elas se lembraram do passado; os tempos que me apelidaram de Górgon, o Pica Doce... – E antes que o barão terminasse de relatar suas bravatas do passado, Naced deu uma gargalhada, que quase todos que estavam ao redor olharam surpresos para os dois amigos. Naced, percebendo que chamou muita atenção, pede desculpa ao amigo Barão, lhe dizendo, ainda rindo, só que mais controladamente:
- Me perdoe, Barão, mas não aguentei, essa de Górgon, o Pica Doce, deveras foi demais, espero não tê-lo ofendido.
Gorgonzola, olhando-o com certo desdenho, continuou seu relato arcaico:
Não precisa desculpar-se, caro Conde, já esperava tal reação de tua parte, afinal, és jovem, e como todos os jovens, diverte-se caçoando dos mais velhos. Mas tudo bem, isso não abalará nossa enorme amizade, afinal o caríssimo amigo não tens uma alcunha que lhe tenha sido dado por suas amantes... ou tens?
Carcot, totalmente sem ação, sentindo-se mal pelo esculacho pedagógico que o velho barão lhe dera, responde:
- Hum... bem, não... não senhor. Nunca tive nenhuma designação amorosa pelos meus feitos sexuais.
O Barão olha-o com ar de superioridade, em toda sua experiência de homem mais velho, e lhe fala, com tom brando e de quem sabe o que diz:
- Tranquilize-te, meu rapaz; um dia terás a tua alcunha, e com certeza se orgulhará dela, e com mais certeza ainda, comentará suas aventuras amorosas com alguém mais novo que ti, e com muito mais certeza vos digo... esse filho de uma puta de zona, irá rachar de rir na tua cara!
O Barão de Gorgonzola lhe olha de canto de olhos, esperando alguma reação. Naced, que já se encontrava sem graça, agora está totalmente nocauteado, fora jogado na lona por um velhinho de sessenta anos. Ele pensa e finalmente, com um sorriso-amarelado, diz:
- Ok, você venceu; aprendi minha lição, oh! Grande Górgon, o Pica Doce! – E ri abraçando o amigo.
Sugismund retribui o abraço amigável e fala em tom de ironia para Naced:
- Tens muito o que aprender comigo... Oh! Grande Minhoca Louca!
Carcot, ao ouvir aquela alcunha, começa a rir fartamente, e rindo fala ao Barão:
- Pelo amor de Deus, meu caro amigo Barão, deixe que minhas amantes me apelidem, pois com certeza terão algo melhor que... Minhoca Louca!
E os dois se encaminha para a mesa, pegam uma bebida e brindam àquela tiração de sarro, e é claro, mais uma aula do experiente Barão de Gorgonzola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário