domingo, 30 de agosto de 2009

Cap V

Enquanto Naced permanecia estático, apreciando a magnitude do palácio real de sua alteza, sem perceber, alguém se aproxima dele, e, com voz amigável e conhecida, lhe pergunta:
- Lindo castelo, não achas, meu caro amigo?
Naced, sendo pego de surpresa, vira-se na direção da voz já reconhecida por ele, e vê à sua frente um velho e honrado amigo da família.
- Barão Sugismund de Gorgonzola, o senhor por aqui?! – E continua Naced, contente por ter encontrado um rosto conhecido – Há quanto tempo, meu caro! Estou surpreso e muito feliz por vê-lo nesta festa!
O Barão, todo sorridente, lhe diz satisfeito:
- E tu achas,caro Conde, que eu e minha esposa iríamos perder um festejo desses? Ainda mais sendo realizado pelo Rei e Rainha de Molly Kingdown; mas nem morto! – E ri de contentamento.
- A sua esposa, a Baronesa Teodora de Gorgonzola, também se encontra por aqui? Onde ela está que não a vejo? – Pergunta Naced.
O Barão Sugismund aponta para um lugar qualquer e lhe responde:
Ela deve estar por ali, no meio desse pessoal todo. Você a conhece, Naced; ela adora se exibir. E no mínimo está se mostrando com seu vestido novo de festa, junto com a tiara e o colar de brilhantes que lhe dei para este evento.
Carcot coloca a mão no ombro do amigo, e lhe fala rindo:
- Tu és mesmo um incorrigível; sempre dando mimos caros à tua esposa...
Gorgonzola ri satisfatoriamente e lhe diz em voz baixa:
- Que ninguém nos ouça, meu caro amigo, mas faço estes tipos de esbanjamentos, mais para irritar o Visconde de Sabugueirosa e sua antipática esposa, a Viscondessa Emellé Kaviscoza. – E continua, com ar vitorioso, a falar o Barão – Tinhas que ter visto, meu caro, quando adentrei o salão, junto com Teodora, a cara do Sabugueirosa; era um espanto só. E Emellé então, quase teve um chilique; se sentiu um trapo! – E riu copiosamente o velho Barão.
Conde Naced, intrigado e com ar de curiosidade, pergunta, então, ao Barão de Gorgonzola:
- Mas pergunto-te, caríssimo amigo, qual o porquê dessas birras com o Visconde e sua esposa?
Sugismund, pegando duas taças de vinho da bandeja do garçom-real que passava ali no momento, e oferecendo uma a Carcot, dá um belo de um gole na bebida e, logo após degustar o vinho, responde:
- Meu querido Carcot, sei bem que teu título de nobreza é superior ao meu, e eu respeito muito, pois sei também que vós me respeitas. Mas ao contrário de ti, o Visconde de Sabugueirosa não respeita ninguém de título inferior ao dele. Apesar de seu título nobiliárquico ser superior ao meu, seus bens não são, pois eu, um simples Barão, tenho em posse mais bens que ele. E ele, sabendo disso, quer sempre se sobrepor através de seu título de nobreza, e junto com ele sua mulher Emellé. E então – continua o Barão -, já que eu, um humilde Barão, não posso opor-me a eles por meios de títulos nobres, simplesmente demonstro meu poder através dos meus gastos luxuosos!
Naced coça cabeça, tentando entender a situação, sem entender muito, é claro, e faz uma pergunta despretensiosa:
- Mas Barão, no que isso tudo lhe ajuda?
Sugismund segura o Conde pelo braço e começam a dar alguns passos pelo salão de festas. O Barão olha para um lado, olha para outro lado, olha para Naced e lhe responde baixinho:
- Não ajuda em porra nenhuma. Mas é ótimo ver as caras de bundas daqueles Filhos da Puta!
E os dois riem como duas crianças que acabaram de fazer uma peraltice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário